Rosele Mendes do NascimentoSelene Gomes do Nascimento
O referido trabalho surgiu da necessidade de desenvolver diferentes habilidades e sondar aptidões de um grupo de aprendizes com idade superior a 15 anos. A oficina vem desempenhando seu papel no que concerne às atividades de vida prática. São realizadas diferentes ações envolvendo o preparo da terra, técnicas de montagem de canteiros - com uso de garrafas pet, cultivo de diferentes hortaliças e plantas medicinais. O grupo é acompanhado por equipe multiprofissional que planeja e executa ações voltadas à vida autônoma. Os resultados são mensuráveis através da observação dos relatos de familiares e por meio da avaliação contínua e somativa dos profissionais envolvidos. Com base nas atividades pode-se inferir a importância da oficina no processo de desenvolvimento biopsicossocial dos aprendizes. A oficina de horticultura conta com um grupo de aprendizes de diferentes idades que a cada dia são incentivados a interagir na busca de novas conquistas. O grupo tem buscado alternativas de superação através da diversidade inerente as atividades ali desenvolvidas. Outrossim pode se constatar o nível de consciência ecológica que o grupo vem desenvolvendo com o acompanhamento diário na oficina.