Aprendizagem Implementada com a Comunicação Alternativa Aplicativa - Um Relato de Experiência
Sheyla Julle Ana de Brito Máximo, Selene Gomes de Araújo, Fátima de Lourdes Silva de Medeiros
A Escola Especial da apae-jp – JP, visa desenvolver habilidades em nossa clientela através de estímulos visuais, auditivos, cognitivo e de coordenação motora. As tecnologias assistivas são confeccionadas para que os mais comprometidos possam se comunicar. Os Sistemas de Comunicação Alternativa Aplicativa são empregados como recurso necessário aos usuários com compreensão da linguagem oral e severas dificuldades em expressar a fala. Foi elaborado, com materiais básicos do dia-a-dia, recursos necessários a funcionalidade de seus alunos. O desenvolvimento da competência comunicativa é o foco principal desse projeto. Além disso, é necessária a aceitação da família em comprometer-se com a generalização da aprendizagem, que possibilitará a criança usar suas habilidades comunicativas em diferentes situações da vida diária, visando seu desenvolvimento biopsicossocial. O trabalho abrange diferentes fases de desenvolvimento cognitivo; é multimodal, ou seja, utiliza todas as capacidades do indivíduo incluindo fala, vocalizações, gestos, sinais e auxiliares de comunicação (serconeck, 1999).